terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Um oscar para Kate Winslet

Acabei não vendo a cerimônia do Oscar deste ano (embora sempre veja a premiação, todos os anos), e perdi, a vivo e em cores, o anúncio do prêmio para uma das minhas atrizes preferidas, Kate Winslet.

Foram seis indicações em 10 anos, talvez a maior quantidade de indicações que uma atriz tenha recebido em tão curto espaço de tempo. A justiça tardou, mas não falhou: finalmente, pude vê-la (no Youtube) subindo ao palco e dando um dos discursos mais fofos do Oscar nos últimos anos. O trecho em que ela pediu para o pai assoviar para saber onde ele estava foi lindo.

As indicações da Kate Winslet (ano - prêmio - filme - personagem):

1996 - Melhor Atriz Coadjuvante - "Razão e Sensibilidade" - Marianne Dashwood
Para mim, foi onde Kate teve o oscar roubado. A vencedora, Mira Sorvino (por "Poderosa Afrodite") não era atriz coadjuvante do filme e seu trabalho não foi lá essas coisas. Nessa aí, o que valeu foi o prestígio de Woody Allen.

1998 - Melhor Atriz - "Titanic" - Rose DeWitt Bukater
O blockbuster não exigiu nada da Kate como atriz. A vitória daquela noite (Helen Hunt, por "Melhor é Impossível) só foi injusta por causa de Judi Dench, que merecia mais.

2002 - Melhor Atriz Coadjuvante - "Iris" - Iris Murdoch jovem
Quem arrebatou o oscar foi Jennifer Connoly, por "Uma Mente Brilhante", filme que teve lobby fortíssimo naquele ano.

2005 - Melhor Atriz - "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" - Clementine Kruczynski
Em minha opinião, um dos melhores trabalhos da Kate Winslet. Mas ela teve o azar de concorrer com Hillary Swank, por "Menina de Ouro" - e, óbvio, saiu mais uma vez de mãos abanando.

2007 - Melhor Atriz - "Pecados Íntimos" - Sarah Pierce
Outro ano de fortes candidatas, principalmente Helen Mirren, que incorporou a rainha Elizabeth II em "A Rainha" e levou o boneco pra casa.

2009 - Melhor Atriz - "O Leitor" - Hanna Schmitz
As concorrentes: Anne Hathaway (muito verde ainda), Meryl Streep (quem aguenta mais uma indicação da Meryl? Eu já estou de saco cheio...), Angelina Jolie e Melissa Leo (para cumprir a cota de filmes independentes). Tudo confirmava que este era o ano de Kate.

Espero que este seja apenas o primeiro de muitos. Way to go, Kate!

7 comentários:

  1. Elaine, essa premiação também lavou minha alma! ADorei!!
    O filme 'O leitor'também é bom, apesar de ser lento muitas vezes.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não vi "O Leitor", mas disseram que a Kate está ótima. Assim que passar na minha cidade, vou correndo ver. Gosto muito de filmes sobre a Segunda Guerra, este e "Operação Valquíria" estão na minha lista de filmes para ver!

    ResponderExcluir
  3. O último filme que vi no cinema foi, se não me engano, Dick Trace...preciso me reconciliar com a sétima arte.
    Há braços!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Mauro, realmente já é hora de voltar a ver as telonas. Citando a velha propaganda, cinema é a maior diversão! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Elaine,
    já assistir esses dois filme "O Leitor" e "Operação Valquíria" e gostei demais dos dois!!

    O "Leitor" tem uma narrativa lenta, mas a interpretação da Kate (realmente digna de um Oscar e muito mais!!) e a do Ralph Finnes (que foi injustiçado, deveria ter sido indicado como coadjuvante) estavam fabulosos!! Eu gostei muito do filme, pois também sou fã de filmes sobre a 2ª Guerra e este se passa na Alemanha pós-Guerra que é um período sombrio também.

    Operação Valquíria só tenho a dizer que é um filme histórico, bem feito, bem produzido e que vale com certeza o ingresso do cinema. :)
    O interessante é que você passa a conhecer um grupo do oficiais alemães que não eram a favor de Hitler, mas nem por isso eram "santos", afinal estavam numa guerra. Gostei do Tom Cruise, algumas pessoas criticaram o seu trabalho, mas acho que ele interpreta divinamente, pois a gente fica com um sentimento complicado em relação ao personagem dele, pois não conseguimos nem amá-lo e nem odiá-lo. Lembrando que eles são oficiais nazistas, mas nem todos eram da Gestapo. Há diferenças que eu descobri vendo o filme.

    Aff meu comentário ficou enorme!!

    bjão ;)

    ResponderExcluir
  6. Lu, eu já conheço a história da "Operação Valquíria" de um documentário que vi no History Channel e, quando soube que o filme estava sendo produzido, fiquei esperando ansiosamente pelo lançamento. Não tanto por Tom Cruise, mas pelo elenco de apoio, recheado de maravilhosos astros ingleses (entre elas, uma paixão antiga, Kenneth Branagh).

    ResponderExcluir
  7. Elaine,
    também conheço este documentário do "History Channel", gosto muito deste canal!! E realmente os atores ingleses arrasam!! Mas que o Tom Cruise deu um charme ao personagem isso deu!! :)

    ResponderExcluir