quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Carrocinha de doces

Quando eu era criança pequena lá no Rio, eu morava em uma rua sem saída, com pouquíssimo tráfego de automóvel. Mesmo assim, como eu morava em um prédio com playground, nossa mãe só permitia que brincássemos lá. E nós brincávamos de tudo naquele pequeno espaço - o play era pequeno, ao contrário dos plays nos prédios mais novos, que tem parquinho e o diabo a quatro.

O play era no térreo e, então, a gente podia ouvir bem distintamente a buzina da carrocinha de doces passando na nossa rua. Aquilo era o buraco negro da nossa mesada, sem dúvida, porque somos loucos por doce aqui em casa, um bando de formiguinhas.

Eu saía correndo para a rua atrás do moço da carrocinha de doces para comprar Dip'n'lik, Lollo, chocolate Surpresa, Chokito, cigarrinhos de chocolate Pan, drops Pakera, pipoca rosa, chiclete Ploc com figurinha de monstro, Minichiclets da Adams, Bolin Bola* (que foi o chiclete com o qual aprendi a fazer bola, na frente do espelho do armário da mamãe, em um desses dias de compras com o moço da carrocinha). E tinha ainda a laranjinha, um refresco de laranja que as carrocinhas de doce vendiam e que era anilina pura. Minha mãe nunca deixava eu comprar esse refresco na saída da escola, mas quando o moço passava na nossa rua, sem a supervisão dela, eu tomei um desses escondido, só para depois reconhecer que minha mãe tinha razão e que o "suquinho" era uma bela porcaria.

Mas, um dia, o moço da carrocinha de doces sumiu da minha rua - o que foi bom em um ponto, porque pude economizar minha mesada para comprar uma boneca que chorava "mamãe" toda vez que eu a deitava.

Hoje em dia, essas carrocinhas são raridades, nunca mais vi nenhuma. Ouvi dizer uma vez que há uma lei que proíbe carrocinhas de doce a tantos metros da saída das escolas.

Honestamente, tenho pena dessa infância de hoje.

*Update: como pude esquecer de mencionar as deliciosas balas Jujubas e Delicados, que deram origem ao nome deste blog? Ato-falho imperdoável, com certeza.

4 comentários:

  1. Oiii no meu tempo...existiam essas carrocinhas em frente a escola, lembro de várias coisinhas q vc citou...lembro de uns chocolates que eu comprava q acho q o nome era Surpresa e vinha junto com fotos da Familia Dinossauro, eu colecionava e adorava, lembro dos salgadinhos (rsrs aqueles q são iguais a isopor, de palito) q uma senhorinha vendia por 0,10 rsrs me acabava nos salgadinhos eram gostosos...realmente a infância de hj perde mta coisa sem falar nas brincadeiras nas ruas, q antigamente não existia tanto perigo em brincar na rua, pulava corda, pulava elástico, brincava de pedrinha, brincava de carteiro tem carta...nossas são tantas as brincadeiras...lendo seus post me lembrei de td isso...BjOs...

    ResponderExcluir
  2. Menina,
    To louca pra ler o Chega de Saudade, é bom mesmo?
    Vc gosta muito de ler, como eu, né? Devia se cadastrar no Skoo, é bem legal, ó meu perfil (http://www.skoob.com.br/usuario/mostrar/8312).
    To te "acompanhando" oficialmente, olha aí do lado.
    Um bom resto de semana pra vc!
    Bjos,
    Paulinha
    http://frasesdeseriados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Janna, lembro desses salgadinhos. Chamavam-se Fofura e eram muito bons! Eu não podia brincar na rua por veto materno, mas tudo o que você citou eu brincava no play do meu prédio... Bons tempos!

    Paula, gostei muito da sua dica e já me cadastrei lá no Skoob! O "Chega de Saudade" está indo maravilhosamente bem, estou gostando bastante (conforme atesta meu post abaixo :D)

    ResponderExcluir
  4. Eu era viciada em laranjinha! Tomava todos os dias no colégio :D

    ResponderExcluir