sábado, 7 de fevereiro de 2009

Tim Maia em desencanto

Na década de 1970, Tim Maia já fazia sucesso através de hits como "Primavera", "Azul da cor do mar" e "Eu amo você". Mas o soul-man brasileiro estava à procura de um sentido na vida e parecia tê-lo encontrado na seita Cultura Racional, do ufologista Manuel Jacinto Coelho.

A Cultura Racional prega que o mundo chegou à Fase Racional, a era do desenvolvimento do raciocínio, que, para eles, fica localizado na glândula pineal (???). A seita é fundamentada em uma coletânea de 1.006 livros chamada "Universo em Desencanto". O Tim Maia entrou de cabeça na ideologia e lançou, em 1975, os álbuns Tim Maia Racional, volumes 1 e 2. Por determinações da Cultura Racional, ele só andava de branco e teve que largar as drogas e o álcool.

Por que fiz essa introdução toda sobre o Tim Maia participar da Cultura Racional? Porque hoje fiz o download dos dois volumes do Tim Maia Racional. Tirando a maluquice das letras, as músicas são muito, muito boas. A faixa "Imunização Racional (Que beleza)" tem uma batida maravilhosa, um baixo fantástico. A voz de Tim Maia nunca esteve tão cristalina e sua potência vocal, tão marcante. Fico imaginando quantas pessoas foram atraídas para a Cultura Racional por causa desses soul-funk suingados de primeira linha!

O envolvimento do Tim Maia com a Cultura Racional não durou muito, apenas um ano. Ele diria mais tarde, em uma entrevista na televisão: "Esse negócio todinho de UFO, essas religiões, essas seitas, esse negócio todo, é tudo afim de grana, comércio".

O desencanto do Tim Maia com o "Universo em Desencanto" veio rápido, mas, felizmente, não a tempo de nos privar desse álbum maravilhoso. E viva Tim Maia Racional!

Para ouvir e/ou baixar: Imunização Racional (Que beleza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário