sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dorian Gray é descendente de Willoughby

Continuo a leitura de O retrato de Dorian Gray e hoje tive uma surpresa ao ler o livro: Oscar Wilde faz uma clara referência a Razão e Sensibilidade, de Jane Austen, na obra, sugerindo que Dorian é descendente de Willoughby, o cafajeste do livro de Austen!

Trata-se do capítulo XI, no trecho em que Dorian Gray está visitando a galeria de retratos de seus antepassados. De repente, dois nomes muito familiares saltaram a meus olhos, e a proximidade com que eles foram escritos não deixa margem para dúvidas: não se trata de simples coincidência.

E George Willoughby, com seus cabelos empoados e seus fantásticos lunares? Como parecia malvado! Seu rosto era taciturno e escuro e sua boca sensual parecia arquear-se com desdém. Sobre suas mãos ossudas e amareladas, sobrecarregadas de anéis, caíam delicados folhos de renda. Havia sido um dos homens mais elegantes do século XVIII e grande amigo, em sua juventude, de lorde Ferrars.
Vamos às pistas:

1) Tá, em Razão e Sensibilidade, o primeiro nome de Willoughby é John. Mas George pode ser seu segundo nome (ou vice-versa). Willoughby não me parece ser um sobrenome comum;

2) Razão e Sensibilidade se passa no final do século XVIII;

3) Lorde Ferrars não poderia ser Edward, claro, que virou pároco, mas sim seu irmão, Robert Ferrars, que tinha aspirações políticas e acabaria herdando toda a fortuna da família.

Acho que as pistas são bem sólidas, não? Dorian Gray é descendente de Willoughby!

8 comentários:

  1. Elaine,
    pelo o Willoughby eu não arrisco, mas lorde Ferrars tenho certeza! Casado com Lucy Steel, a dissimulada e que troca elogios por qualquer migalha? O lema dela deveria ser: de elogio em elogio eu chego lá!
    bisou
    PS: estará no próximo dicas do Jane

    ResponderExcluir
  2. que interessante! o que Oscar Wilde diria sobre o seu post??
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima descoberta!! Mas como está a leitura do livro?

    bjão :)

    ResponderExcluir
  4. Eu não li o Retrato, mas foi muito legal saber que o Oscar Wilde fez esta mega referêncioa-homenagem. Ele deveria ser leitor da Jane Austen. :)

    ResponderExcluir
  5. Elaine,

    pode ter sido uma homenagem pois o Oscar Wilde lia Austen, mas só há duas referências dele em relação à escritora:

    Quando estava preso, escreveu ao amigo Frost reclamando o fato que na biblioteca prisão não havia livros da Austen. Em outra carta para Frost ele diz que gosta muito da sua escrita e que se parece com a de Austen.

    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Raquel, acredito que seria o ápice dos sonhos de Lucy Steele virar uma lady!

    Rebeca, não sei o que ele diria, mas seria algo completamente sarcástico, não tenho dúvida!

    Lu, a leitura vai indo com alguma dificuldade. Fiz um post anterior sobre o modo de escrita de Wilde, que não me agrada muito.

    Valéria, também adorei a homenagem! Imagina meu susto ao dar de cara com esses dois nomes familiares...

    Adriana, acho que não há dúvida de que seja mesmo uma homenagem. Mas encaixá-la entre os antepassados de Dorian Gray é, no mínimo, curioso.

    ResponderExcluir
  7. Eu olhando aqui para a foto do ator, sabia que ele é casado com a Emma Thompson!?
    Ironia do destino: Elinor se casa com Willoughby! :)

    ResponderExcluir