terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Presidente Superstar

Acabei quebrando a sequência de posts sobre as 100 obras-primas da música clássica para um assunto da máxima importância - ou assim o parece, considerando a cobertura midiática do evento: a posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos.

Em tempos ossudos como este que estamos vivendo, de crise econômica mundial e ainda por cima uma guerra inútil que se arrasta há anos no Oriente Médio, não invejo o trabalho que Obama terá para os próximos quatro anos. Será uma seara de muito suor e pouco reconhecimento. Sim, pouquíssimo reconhecimento: a simpatia que o mundo inteiro parece nutrir pelo primeiro presidente negro dos EUA é uma faca de dois gumes.

Por um lado, o espírito de boa-vontade para com o governante lhe traz segurança para agir pelo bem de todos e felicidade geral da nação. Mas também cria expectativas altas, que nem sempre serão (certamente não serão) atendidas. E, na política, as marés de popularidade conseguem mudar de rumo com uma facilidade assombrosa.

Hoje, Obama é o Presidente Superstar. Se estivesse vivo, Andy Warhol certamente o elegeria como inspiração para uma nova peça de pop art. Mas o discurso vibrante, o sorriso Colgate e a figura simpática de Obama de nada lhe valerão se ele não apresentar resultados - e rápido. Seu equilíbro é frágil e está em cima da corda bamba: a euforia mundial pode facilmente dar lugar à frustração. Esperemos que isso não aconteça.

5 comentários:

  1. Aproveitando o seu post sobre o Obama, reforço o meu desejo que as coisas possam mudar um pouco com o Obama no poder.

    Eu queria lhe sugerir (não se se conhece) uma música do Flávio Venturini, chamada Noite de Santo Amaro composto em cima da obra de Bach:

    http://www.youtube.com/watch?v=LkUdJTLOF1E&feature=related

    Como eu não encontrei o video no site do cantor, escolhi este no youtube.
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Elaine, este vídeo está mais bonitinho.. hihihi

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=CaOeYMNCBAU&feature=related

    ResponderExcluir
  4. Adriana, mas eu já tinha colocado um vídeo dessa música no post sobre Bach. Dá uma olhada.

    E também espero que Obama faça um bom governo. Se não fizer as merdas que Bush fez, já vamos sair no lucro, rs.

    ResponderExcluir
  5. Eu também concordo!!!! Não é possível q ele vai errar tanto quanto o Bush!!!!

    ResponderExcluir