sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

As 100 obras-primas da música clássica - parte 9

E está acabando! Chuif...

Este é o penúltimo CD da coleção "Top 100 Masterpieces of Classical Music". Abrange o período de 1877 a 1893, chegando quase à virada do século e ao princípio do fim da era romântica.

O track-list:

1 - A Polonesa da ópera "Eugene Onegin", de Tchaikovsky
2 - Sinfonia nº 9 ("Sinfonia do Novo Mundo"), obra-prima de Dvorak
3 - A "Valsa das Flores", do balé "O Quebra-nozes", clássico de Natal de Tchaikovsky
4 - "Alborado" de "Capricho Espanhol", de Rimsky-Korsakov
5 - "À Primavera", de Grieg
6 - "Dança Eslava nº 2", de Dvorak
7 - A introdução do balé "A Bela Adormecida", de Tchaikovsky
8 - O trecho "Morte e Marcha Fúnebre de Siegfried", da ópera "O Crepúsculo dos Deuses", de Wagner
9 - "Canções que minha mãe me ensinou", de Dvorak
10 - "Valsa do Imperador", de J. Strauss II

A minha escolha nessa seleção tem mais a ver com minha memória afetiva do que as anteriores. Eu adoro a "Valsa das Flores" porque me traz lembranças muito boas da minha infância, vendo "O Quebra-nozes" na época de Natal. Sem contar que é a valsa preferida de minha avó (era também a de minha bisavó).

É engraçado lembrar disso, porque eu sempre tive a ideia de que minha vó gostava de músicas velhas demais para a idade dela. A "Valsa das Flores" foi composta no século passado e ainda fazia sucesso quando minha vó era menina? Como assim?

Depois é que soube que ela havia sido composta em 1892. Ou seja, quando minha avó era menina, a valsa só tinha 40 anos. Traçando um paralelo, é igual ao fato de eu gostar da música dos Beatles, por exemplo. Achei muito curioso isso.

Neste vídeo, a peça é executada pela Orquestra Filarmônica de Berlim, conduzida pelo maestro inglês Simon Rattle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário