sábado, 17 de janeiro de 2009

As 100 obras-primas da música clássica - parte 4

O quarto CD da coletânea "Top 100 Masterpieces of Classical Music" é uma exemplificação do Classicismo com obras dos três grandes nomes do período: Mozart, Haydn e Beethoven (fase pré Nona Sinfonia). Abrange a produção musical de 1788 a 1810.

De Haydn, um dos responsáveis pela criação do quarteto de cordas como formação, há o segundo movimento da Sinfonia nº 94 (apelidado de "Surpresa"), o Quarteto de Cordas em Dó Maior ("Imperador") e o Concerto para Trompete em Mi Bemol Maior.

Mozart está presente com o primeiro movimento da Sinfonia nº 40, a abertura da ópera "A flauta mágica" e o segundo movimento do Concerto para Clarinete em Lá Maior. Mas o show principal é mesmo de Beethoven, com quatro peças, entre elas a chatinha "Fur Elise", o consagradíssimo primeiro movimento da Quinta Sinfonia e o assombroso primeiro movimento da Sonata ao Luar (adjetivos nunca são bastantes para definir a música de Beethoven).

Minhas peças preferidas desde álbum são o Quarteto de Cordas de Haydn e a Sonata ao Luar de Beethoven.

Neste vídeo, Sonata ao Luar é executada de forma inesquecível pelo pianista alemão Wilhelm Kempff:



Quarteto de Cordas em Dó Maior ("Imperador") - execução desconhecida



Curiosidade: o segundo movimento desde Quarteto foi adotado como hino nacional alemão. Em sua época, a peça foi composta para ser (e de fato foi) o hino do Império Austríaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário