quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

As 100 obras-primas da música clássica - parte 1

Pesquisando na internet, acabei encontrando (e baixando), uma coleção magnífica: As 100 maiores obras-primas da música clássica (Top 100 Masterpieces of Classical Music). São 10 CDs que abrangem um período de 1685 a 1928.

O pacotão tem quase 1 GB e tive que deixar umas noites baixando (a internet aqui em casa, embora banda larga, está uma porcaria). Mas valeu muito a pena.

Nos próximos posts, eu vou pinçar minhas músicas preferidas da coletânea, começando com o primeiro CD, que cobre o período de 1685-1730, época da música barroca. Desnecessário dizer que Bach domina a seleção, que conta ainda com Pachelbel, Purcell, Albioni e Vivaldi.

Apesar de não gostar muito do barroco (prefiro o intimismo do Romantismo), minha peça preferida do CD é "Bradenburg Concerto nº 3, 1º movimento", de Bach. Segue um vídeo do Youtube com sua execução, pela Freiburg Baroque Orchestra:

Um comentário:

  1. Prezada,

    Adoro também esse movimento de Brandenburgo, esse versão está muito boa. Se tiver um dia oportunidade, ouça também a versão do maestro Pablo Casals, menos emocional como esta, porém muito interessante.

    Bach é realmente incrível, Salieri no filme de Milos Forman, Amadeus, realmente tinha razão, a música de Bach é a própria expressão da existência de Deus,

    abs,

    Nilson soares

    ResponderExcluir