sábado, 31 de janeiro de 2009

Inspiração ou transpiração?

Uma vez me falaram que a inspiração, ao contrário do que muita gente pensa, não é um processo errático, mas algo que se constrói com esforço e treino. A gente tem sempre a ideia de que a inspiração é aquele momento "eureka" que surge apenas para as mentes iluminadas. Afinal, a história do mundo nos faz crer nisso: vai me dizer que Isaac Newton nunca havia visto uma maçã cair da árvore antes? Claro que viu, milhões de vezes. Mas naquele momento mágico, a Inspiração desceu e ele, ao observar a maçã cair, pensou em algo mais do que apenas correr até lá para pegar a fruta e comer.

Eu acredito que a Inspiração possa ser alimentada, nutrida, mas também não acredito que apenas esforço e treino auxilie nisso. Há anos mantenho o blog com este propósito, de não "enferrujar" a minha inspiração, mas tem dias que nem reza braba dá jeito e não consigo escrever nem um bilhetinho de post-it.

As pessoas se espantam quando digo isso. Afinal de contas, sou jornalista e o que se espera de um profissional desses é que esteja o tempo todo inspirado, escrevendo cada matéria como se fosse a vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo. Não duvido que há coleguinhas que realmente se imbuem deste espírito, mas não é o caso da maioria de nós - e, certamente, não é o meu. É uma visão romântica. A produção do texto jornalístico está amarrado a tantas regras e convenções, que é mais transpiração do que inspiração.

É só aqui, neste espaço, que posso deixar tudo fluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário