segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A idade do amor

Vi recentemente duas séries que giram em torno de um relacionamento entre pessoas com grande diferença de idade: Little Dorrit (2008), de Charles Dickens, e Jane Eyre (2006), de Charlotte Brontë. Ambas as histórias são belíssimas, mas não será sobre isso que apontarei aqui, mas a escolha de elenco das adaptações que vi, ambas da BBC.

Em Little Dorrit, a personagem do título, Amy Dorrit, é uma moça de 21 anos que mal parece ter 14. No livro, ela é, inclusive, confundida com uma criança. Já Arthur Clennam é um homem vivido, que morou no exterior por 20 anos e conta, na altura da história, com mais de 40 anos de idade.

Essa diferença de quase 20 anos de idade também é pontuada em Jane Eyre, no romance entre a preceptora Jane Eyre, de pouco mais de 18 anos, e Edward Rochester, de quase 40 anos.

Mas, embora essencial às duas histórias, a diferença de idade entre os personagens não transpareceu na tela. Matthew Macfadyen, que tem 34 anos, não convenceu como um homem com o dobro da idade de Claire Foy (que, a propósito, tem 24 anos). Arthur diz a Little Dorrit, em uma das últimas cenas da série: "eu tenho o dobro da sua idade". Dá vontade de rir, ou então perguntar ao personagem qual seu tratamento anti-rugas...

Em Jane Eyre, Ruth Wilson e Toby Stephens fazem um trabalho magnífico nos papéis principais, mas vistos juntos, ninguém acreditaria na diferença de idade.

O que me pergunto é: por que escalar um elenco desse quando há essa percepção? Principalmente nestas séries, em que a diferença de idade é frisada e influi no relacionamento do casal.

Acho que em uma sociedade onde é proibido envelhecer, não há espaço para um romance entre pessoas com idades tão díspares. Não atrai público um romance entre uma mulher de 18 anos e um homem de 40 anos (ou vice-versa).

Obs.: não que eu defenda que se escale atores com exatamente a mesma idade dos personagens, mas eles, ao menos, devem aparentar tal idade. O melhor exemplo que posso oferecer disso é o de outra série, Razão e Sensibilidade (2008), no romance entre Marianne Dashwood, 18 anos, e Coronel Brandon, 35 anos. Os atores escalados, Charity Wakefield e David Morrisey, aparentavam perfeitamente a idade dos personagens - e olha que a atriz tem 27 anos.

9 comentários:

  1. Ainda não vi Little Dorrit , mas vi Jane Eyre, concordo com você em gênero numero e grau em relação a falta de preocupação dessa produção em evidenciar a diferença de idade, porém como você mesmo disse eles deram um show e por isso acho que não desmerece a obra.

    Acredito que essa minissérie, a minissérie Pride and Prejudice 1995 e North and South 2004 são as 3 obras primas da BBC.

    É uma pena que não tenhamos os canais da BBC aqui no Brasil pela TV acabo, temos só a pleople and arts.

    Em tempo: Adorei o seu blog e adoro jujubas.

    ResponderExcluir
  2. Es interesante tu analisis de la reacción social frente a enamorados que tienen muchos años de diferencia. Es un prejuicio de que una mujer jovén no debería enamorarse de un hombre que le duplique la edad. Más prejuicio aun en que un hombre joven se enamore de una mujer mucho más grande. Es que el amor no tiene esos prejuicios y los sentimientos no pueden dejar de sentirse. No nos olvidemos de las rivalidades y envidias propias del sentir humano.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elaine é primeira vez q estou visitando seu Blog e a bati o olho direto em Jane Eyre aqui no seu blog, adorei a matéria. Assim como disse a tonks, acho q o fator idade ñ desmerece a série. Mas é bem verdade q parece q isso ñ é levando mto em conta na escolha do elenco das séries.

    ResponderExcluir
  4. Elaine,

    A única coisa q posso comentar:
    Concordo com vc em gênero, número e grau!!!

    ResponderExcluir
  5. Elaine,

    estou descobrindo agora o seu blog e estou gostando bastante!! É claro que quando vi o assunto "Little Dorrit" eu fui logo espiar para ver o que você comentou, mas concordo com você nessa questão da idade dos personagens não condiz com os atores que os interpretam, mas só tenho a agradecer a BBC por ter colocado o meu fofo do Matthew Macfayden como o Arthur Clennam!!

    Serei seguidora do seu blog!!

    bjão!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, estou assistindo Little Dorrit e fico toda hora tentando por na minha mente a ideia de q o Clennan é um homem de 40 anos, apesar de nao aparentar. Mas talvez o problema nao seja o Mcfayden, mas a Claire Foy q parece velha demais. Afinal nem todo mundo precisa ser enrrugado pra ter 40 anos.

    ResponderExcluir
  8. OI, sabe de algum lugar em que eu possa baixar séries da BBC? É ridiculo que só possamos baixar os besteiróis americanos enquanto há tanta coisa boa, tanta BBC.. obrigada

    Sophia: sophia.sebti@hotmail.com

    ResponderExcluir