sábado, 24 de janeiro de 2009

As 100 obras-primas da música clássica - parte 10

Eis o último post sobre a megacoletânea "Top 100 Masterpieces of Classical Music"! O último CD da coleção vai de 1894 a 1928 e encerra com o Romantismo. Depois desta fase, houve o aparecimento do Modernismo, mas não sei o porquê desta coletânea ignorar este período da música clássica.

Este CD, a meu ver, é um dos melhores da coletânea. As músicas que o compõem são:

1) Fanfarra de "Assim falou Zaratustra", de R. Strauss (conhecidíssima como a "música dos macacos" em 2001 - Uma odisséia no espaço)
2) Adagietto da Quinta Sinfonia de Mahler (belíssimo)
3) "Finlândia", de Sibelius (que acabou virando o hino nacional daquele país)
4) "Dança do besouro", de Kimsky-Korsakov (muito divertida!)
5) Trecho "Meditação" da ópera "Thais", de Massenet
6) Marcha nº 1 de "Pompa e Circunstância", de Elgar (a "música de formatura")
7) "Humoresque", de Dvorak
8) "Valsa Triste", de Sibelius
9) Valsa "Sangue Vienense", de J. Strauss II
10) "Bolero", de Ravel

Como já coloquei na lateral do blog, eu estou completamente apaixonada por "Meditação", de Massenet. Mas, ao procurar um vídeo para postar aqui, me vi diante de um dilema: há duas interpretaçõs muito bonitas, mas de formas muito distintas. Com a violinista americana (descendente de coreanos) Sarah Chang, tem-se uma apresentação leve, fluida e tecnicamente perfeita. Já a violinista holandesa Janine Jansen, embora com algumas poucas falhas, traduz uma emoção muito maior à peça de Massenet. A qual escolher? Técnica ou emoção?

Além da emoção que ela colocou na sua execução, vou colocar o vídeo da Janine Jansen por um outro motivo, mais engraçado: é que Massenet, quando compôs "Meditação", fez um final falso que sempre engana uma audiência que não está acostumada a essa peça - exatamente o que aconteceu neste vídeo, de um concerto de rua.



E acabou! Para ver a sequência de posts sobre as 100 obras-primas da música clássica, é só resgatar no arquivo de janeiro do blog.

3 comentários:

  1. Terminou a coleção com o Bolero de Ravel? Perfeito :D

    ResponderExcluir
  2. Pois é, perfeito! Fiquei até em dúvida de colocar um vídeo do "Bolero" aqui, mas acabei optando por "Meditação", mesmo.

    ResponderExcluir
  3. oi... ja que vc gosta tanto de musica sera q vc não podia me ajudar? to procurando uma musica clássica, tipo musica trilha sonora de fim do mundo.... é linda e conhecida... meu e-mail pat_fvieira@hotmail.com

    ResponderExcluir