segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

As 100 obras-primas da música clássica - parte 5

O quinto álbum da coleção abrange o período de 1811 a 1841, o início da fase romântica da música clássica (que perduraria até o século 20). É uma seleção eclética que contempla Schubert, Rossini, Mendelssohn, Schumann, Weber e Chopin.

E é com Chopin que, a meu ver, este CD comete a maior injustiça. Deste genial compositor que tornou a música clássica tão íntima, temos apenas uma - eu disse uma! - peça. Talvez pelo fato de ele ser meu compositor preferido eu esteja falando mais pelo coração do que pela razão, mas eu sinceramente esperava pelo menos o tão famoso Noturno nº 2, talvez o maravilhoso Estudo nº 3. Mas não: temos, em seu lugar, Polonesa em Lá Maior Op. 40 nº 3 ("Militar"), e apenas essa.

No mais, a coletânea apresenta duas peças de Mendelssohn, a abertura da ópera "O barbeiro de Sevilha" do Rossini, quatro composições de Schubert (entre elas, a belíssima "Ave Maria"), a abertura da ópera "O franco-atirador", de Weber, e "Traumerei", de Schumann.

Fico então com Chopin (um Chopin é melhor que nenhum Chopin), na interpretação do pianista israelense Tzvi Erez:



E mais esta Sinfonia nº 4 ("Italiana") de Mendelssohn, uma música para levantar o astral. Neste vídeo, ela é interpretada pela Filarmônica de Nova York, sob a batuta do maestro Leonard Bernstein:

2 comentários:

  1. Eu adorei essa coletânea (apesar da esnobada que deram no meu amado Chopin). Estou recomendando a todo mundo!

    ResponderExcluir