sábado, 7 de março de 2009

Brasil Medieval


Eu gosto de manter o Jujubas e Delicados um espaço alegre e ameno, para discutir minhas impressões sobre livros, séries, filmes e música. Por isso, às vezes, fica parecendo que eu sou uma alienada que vive embaixo de uma pedra. Mas, essa semana, uma notícia me atingiu de uma forma tão, tão profunda, que não vou conseguir escapar a comentar este assunto.

Uma menina de 9 anos foi sistematicamente estuprada pelo padastro. Acabou engravidando - de gêmeos, ainda por cima - e, para que esta criança não corresse o risco de morrer na sala de parto, médicos foram autorizados a realizar o aborto.

Agora, vem um velho imbecil excomungar os médicos e a mãe da menina por causa do aborto. Não o estuprador, esse continua católico. Estupro é crime menor para as leis de Deus. Matar uma mulher por dentro e deixá-la marcada para o resto da vida vale menos do que terminar uma gravidez de alto risco.

Essas coisas me dão nojo. Por pouco essa história não me leva ao choro - de pena, raiva, frustração, tudo junto. Pena da menina, por passar por uma situação já tão delicada, e ainda por cima ser julgada por algum arcebispo filho-da-puta. Raiva de, no Brasil, ainda existir uma mentalidade tão medieval: as mulheres são objetos que podem ser estupradas, usadas, espancadas. Isso não é pecado. E frustração de ver que muitos concordam com a atitude desprezível deste monstro de batina. "O estupro não foi de caráter violento" e outras barbaridades foi o que li nas páginas de comentários sobre a notícia. Impressionante!

Amanhã é o Dia Internacional da Mulher, e é uma ironia que o comentário infeliz da Igreja Católica tenha acontecido às vesperas desta data.

4 comentários:

  1. Elaine, só discordo do "edieval". Digo isso, porque como medievalista se que a Igreja Católica seria muito menos insensível ou pelo menos não usaria o caso de forma tão escandalosa para prmover sua agenda pró-parto. Uma boa parteira resolveria ou tentaria resolver o caso e não se falaria mais do assunto, além de, muito provavelmente, o estuprador terminar na ponta de uma corda ou ser dilacerado pelos parentes a menina. E não falo isso por ser a favor da pena de morte, mas porque seria o dsdobramento lógico. Já aqui, no Brasil, ele logo, logo sai da cadeia (*se os presos não o justiçarem*) e corre o risco ainda de ser recebido pelo arcebispo.

    Essa caça às mulheres não é nova, mas essa crueldade midiática é. Se quiser, passo para você a carta do Padre Lodi do Pró-Vida parabenizando o arcebispo e ensinando o caminho das pedras para tornar a vida dos médicos um "inferno" na terra. Agora esse digno sacerdote está em Roma, estivesse ele aqui, com sua experiência, talvez a lei não tivesse sido cumprida.

    ResponderExcluir
  2. Valéria, por favor, não me passa essa carta, não. Meu fígado não aguenta nova carga de fel...

    Usei o termo medieval no sentido pejorativo já cunhado pelo uso popular e, claro, bastante injusto. Faço aqui minha retratação.

    ResponderExcluir
  3. Oie tem selinho pra vc no meu Blog BjOs!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sou a favor do aborto, mas no caso desta criança é claro que sim!!!!!!!!! Fora a violência física e psicológica que ela sofreu, realmente horrível só em pensar!!

    Putz este Cardeal é muito polêmico!! Mas como não sou católica, há tempo deixei de prestar atenção ao que esses líderes da igreja católica dizem.

    ResponderExcluir