terça-feira, 10 de março de 2009

Austrália

Eu gosto de história de amor. De filme de época. E de um pouco de ação. Então, não foi surpresa nenhuma eu ter gostado de Austrália, filme que reúne todos estes elementos.

Feito às custas do governo australiano para promover o povo, a cultura e as impressionantes paisagens daquele país, Austrália consegue sair do tom propagandista e entrega uma história realmente interessante, de amor entre opostos, preconceitos sociais e raciais, guerra, etc.

A sinopse: Lady Sarah Ashley (Nicole Kidman) deixa o conforto da Inglaterra pré-Guerra Mundial para encontrar o marido na fazenda deles nos confins da Austrália. Ao lá chegar, descobre que está viúva e que a fazenda está prestes a ser engolida pelo rei do gado de corte da Austrália, King Carney. Com a ajuda do bronco boiadeiro Drover (Hugh Jackman, do jeito que a mulherada gosta), ela vai reerguer o negócio deixado pelo marido, com tempo de sobra para se apaixonar durante o processo.

Em determinadas cenas, fica óbvio que Hugh se inspirou nos faroestes de Clint Eastwood para compor seu personagem, e verdade seja dita: consegue fazer um "bruto também ama" tão carismático quanto o rei do spaghetti western. Nicole Kidman ficou devendo um bom desempenho, e sua falta de expressões faciais suscita discussões sobre o limite a se impor em termos de cirurgia plástica.

Inspirador e inspirado: quem é quem?

Mas é o narrador da história, o pequeno Nullah (Brandon Walters), quem rouba a cena no filme. É um menino meio aborígene, meio branco, em uma terra e uma época em que não se pode ter incertezas: ou é, ou não é. O ator-mirim conseguiu se destacar e não se intimidou em contracenar com uma oscarizada (nem deveria; como disse antes, Nicole estava aquém da sua capacidade).

O único problema: o filme é longo demais. No afã de contar tantas coisas, as duas horas e meia de filme acabam pesando.

4 comentários:

  1. Bom dia...tem vários selinhos pra vc no meu Blog....BjOs

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, olha eu acho q não éh o menino do filme Lagoa Azul não...pra mim ele está diferente...BjOs

    ResponderExcluir
  3. ola Elaine! gostei muito do seu blog, realmente e muito interessante!
    vou seguir seu blog ok? gostei muito mesmo do conteudo ! parabens e sucesso!

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Elaine,
    concordo com a sua opinião. Gostei muito do filme, mesmo os críticos metendo o pau!!
    Só a Nicole Kidman é que deixou a desejar, mas o Hugh Jackman e o garotinho arrasaram!!!!!!!!!

    ResponderExcluir