sábado, 14 de novembro de 2009

A papelaria

Acho muito engraçado viver hoje no mesmo bairro em que morei até os 10 anos de idade, porque as mudanças dos arredores do bairro sempre me saltam mais aos olhos do que se eu simplesmente tivesse vivido minha vida inteira aqui. Ruas que abrem, se alargam, casas que dão lugar a prédios de apartamentos cada vez mais altos e com mais gente. Mas nada chama mais a atenção do que o comércio de bairro, essa instituição que sempre achamos estar com os dias contados por causa do poderio dos shopping centers - isso até a gente precisar de um pão, uma caixa de fósforo e descobrir que aquela mercearia da esquina vai muito bem, obrigado.

Estou pensando nisso porque passei em frente a um local muito importante na minha infância: a papelaria/bazar Elianita. Era uma loja pequenérrima, bem espremidinha mesmo, mas com tudo o que você conseguia imaginar de papelaria, e até mesmo algumas opções de presente. Foi lá a primeira vez que comprei uma boneca para mim, com o dinheiro que consegui economizar da mesada, entre uma visita e outra na carrocinha de doces que passava na minha rua. Era lá também que íamos com mamãe para comprar a reposição do material escolar em julho (canetinhas e lápis de cor nunca duram o ano todo, né?).

A loja pertencia a um casal de senhores (já eram idosos quando eu era criança, imaginem agora), e o nome da papelaria vinha do nome da filha deles. Lembro que fiquei muito surpresa quando voltei ao Rio para estudar na faculdade e vi que a Papelaria Elianita ainda estava lá, de pé - um pouco castigada, um pouco mais vazia de clientes, mas ainda lá, firme e forte. Só que isso não durou muito: há coisa de dois anos, a Elianita finalmente sucumbiu e o ponto comercial virou uma franquia da Empada Carioca. Vida que segue.

Mas quis o destino que uma loja vagasse bem ao lado da antiga Elianita (agora Empada Carioca) e, como uma ressurreição, eis que abre uma papelaria/bazar no mesmo estilo da antecessora. Não sei se são os mesmos donos (o que duvido, por causa da idade), mas é bom ver surgir esse tipo de comércio que pensei ter morrido para sempre...

Um comentário:

  1. Oi, Elaine,
    Eu amoooo papelarias, sempre gostei, desde pequena, gosto de tudo que vem de lá, é uma mania!
    Postei alguns esclarecimentos sobre o Projeto 12 Livros em 12 Meses, se quiser conferir...
    Bjos e boa semana!
    Paulinha

    ResponderExcluir