quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tricotando

Todo inverno, baixa o espírito de dona Filó em mim e me ponho a tricotar.

Aprendi tricô há quatro anos, quando estava desempregada e precisava urgentemente de uma ocupação para não enlouquecer. Mamãe me ensinou o básico: montar os pontos na agulha, fazer os pontos tricô e meia e fechar o trabalho. Foi o suficiente para fazer um cachecol e um gorro, além de aprender combinações dos dois pontos básicos que formam uma infinidade de padrões diferentes.

De vez em quando pego minhas agulhas, principalmente quando as primeiras frentes frias dão conta da chegada do inverno. E, esse ano, voltei com tudo para o hobby (mais do que um hobby, tricô é uma terapia, um anti-stress maravilhoso).

Ontem terminei um cachecol para mim e já estou trabalhando em um idêntico para a minha sobrinha. Depois, será um gorro para um sobrinho, outro gorro para o outro sobrinho, cachecóis para o pessoal do trabalho... Do jeito que a lista de pedidos aumenta, só vou parar de tricotar no inverno do ano que vem!


Esse é o cachecol que fiz essa semana. A quem interessar possa, foi feito com lã Pengouin Quartzo cor 1176, agulha 7 e ponto ventania (*1 ponto sem fazer, 1 laçada e dois pontos juntos em tricô*, segue de *a* até o final da carreira. A carreira tem que ser montada com pontos múltiplos de três - esse cachecol da foto foi feito com 21 pontos).

4 comentários:

  1. Eu sei fazer menos que o básico: sei tricotar os dois pontos básicos mas não sei colocar a linha na agulha! Não consigo: minha mãe já tentou me ensinar, já vi videos e nada! Fail total! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tathy, eu fiquei uns dois anos sem tricotar e acabei desaprendendo a montar os pontos. Há vários vídeos no Youtube que me ajudaram a lembrar... De repente eles podem te ajudar a aprender, também. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Este último parágrafo foi grego para mim. Teve um tempo em que eu resolvi aprender a bordar. Até fiz umas coisinhas, mas a vontade passou rápido.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!! Eu só sei pregar botão e ainda não fica tão bom... :(

    Minha mãe é uma costureira de mão cheia, mas não herdei este seu talento.

    bjs

    ResponderExcluir