domingo, 12 de julho de 2009

Adaptações e adaptações

Esta semana tomei dois sustos. É que dois dos meus autores preferidos estão tendo suas obras adaptadas, e vi dois trailers - de um filme e uma série - dessas adaptações. O motivo do susto é que, pelo que ficou mostrado, as duas adaptações parecem modificar muitas coisas do original.

Não que necessariamente isso seja uma coisa ruim. Não sou "fãndamentalista", de achar que uma adaptação tem que ser exatamente igual ao original. Mas algo não bateu legal em um dos trailers. Vamos por partes:

1) Sherlock Holmes

O meu detetive preferido vai virar filme a ser lançado esse ano. Quem dirige é Guy Ritchie (ex-Madonna), que tem uns filmes de ação bem legais (gosto especialmente de RocknRolla). É uma escolha inusitada de diretor, visto que Sherlock é super cerebral e raramente recorre ao seu passado como pugilista para pegar os bandidos.

Quando vi o trailer, percebi que Guy imprimiu seu ritmo: a impressão que deu é de um 007 na Inglaterra vioriana. Sherlock soca oponentes, luta muito e flerta intensamente com Irene Adler (que não se chama Amélia, mas que ele diz ser a "mulher de verdade" no conto Um escândalo na Boêmia). Bem diferente, portanto, do detetive fleumático e quase assexuado a que estamos habituados.

Tudo considerado, não achei uma alteração ruim e vai servir para dar uma olhada numa personalidade alternativa. É como se fosse aquele Planeta Bizarro dos quadrinhos do Superman, em que tudo é ao contrário. Tendo isso em mente, pretendo me divertir bastante vendo esse filme - ainda mais que quem faz Sherlock Holmes é esse fenômeno que se chama Robert Downey Jr.

2) Emma

Depois de anunciar a morte do drama de época na sua grade de programação, a BBC nos dá a derradeira oferenda à Jane Austen: uma adaptação de Emma. Está longe de ser meu romance austeniano favorito, mas Emma tem certas particularidades que não vi no promo liberado pela rede de TV britânica.

Foi um susto quando anunciaram oficialmente que Jonny Lee Miller (de Eli Stone) interpretaria o austero sr. Knightley. Cara de novinho, aparência muito descansada e marota, o ator não tinha nada que pudesse sugerir um homem de quase 40 anos, sisudo e dono de uma propriedade, com várias pessoas sob sua influência (como Knightley é descrito do livro). E, depois de ter visto o trailer, sorry: o erro de casting se confirmou, infelizmente. Ele é risonho e não passa o ar grave que Knightley deve ter. Sem contar na suprema injustiça de tê-lo interpretando, pela segunda vez, um herói austeniano (ele foi Edmund Bertram naquela versão grotesca de Mansfield Park).

Há uma cena que me incomodou demais. Nela, Emma chora convulsivamente e diz a Knightley que o ama, mas que não pode se casar com ele. Depois, sai correndo, desesperada. Ora, isso não condiz em nada com a personalidade de Emma!

Parece contraditório que eu goste de uma adaptação que muda totalmente a personalidade do Sherlock Holmes, mas fique irritada com outra que altera a de Emma Woodhouse. Eu digo que não. Se for para mudar um personagem, prefiro como Guy Ritchie fez: mudou logo tudo, subverteu a ordem. Porque, se é para deixar Emma quase igual ao romance, para que enfiar uma cena piegas daquela e que nada tem a ver com o personagem original?

Mas Jane Austen é vício, e mesmo a pior adaptação de sua obra merece uma vista, nem que seja para falar mal.

4 comentários:

  1. Nossa Elaine, estão fazendo uma salada nas adaptações!!! Mas como vc mesma já disse, sempre vale a pena conferir as adaptações de Jane Austen. Tbm concordo com a má escolha do ator pra fazer Mr. Knightley. Não gostei dele como Edmund, e acho que ele não vai convencer neste papel. Espero sinceramente estar enganada!!!

    ResponderExcluir
  2. Ui, tô com medo dessa adaptação de Emma, Jane Austen mora no meu coração e seus livros são todos detalhados, amarradinhos, a mudança ou omissão de qualquer detalhe muda tudo! Espero que o estrago não seja grande. bjs

    ResponderExcluir
  3. Lia, gostaria de me enganar também, mas o promo não foi nada promissor (sem trocadilho). E mais uma vez a BBC desconsidera a diferença de idade entre os personagens, colocando atores que aparentam ter idades muito próximas! Inacreditável! Isso já foi até tema de um post meu, acho que o segundo post deste blog.

    Tathy, também temo pelo que vão fazer com "Emma", mesmo não sendo meu romance favorito. Vamos ver que bicho que dá...

    ResponderExcluir
  4. Jonny Lee Miller foi muito bem como Edmund Bertram no filme "Palácio das Ilusões" (Mansfield Park), mas como sr. Knightley deixa a desejar, não por sua interpretação (pois ainda não assistir e não posso julgar), mas pelo seu perfil (um cara muito jovem).

    Mas sendo Jane Austen, iremos conferir com certeza!

    bjs

    ResponderExcluir