sábado, 13 de junho de 2009

Festa junina? Que festa junina?

Minha sobrinha de oito anos chegou em casa com a novidade:

- Na festa junina da escola vou dançar forró-funk.

Antes que nos recuperássemos de uma síncope cardíaca por ouvir a palavra "funk", veio a lista do figurino: saia, blusa xadrez, meia arrastão.

- A saia pelo menos é de caipira, né? - perguntei, já meio desanimada.

- Não, é saia jeans - elucidou minha irmã.

Realmente, não sei o que acontece. Num país como o Brasil, já é difícil preservar a história, a tradição do povo por meio de documentos. É uma nação que não dá a menor bola para a sua memória. Mas, pelo menos, tínhamos as festas tradicionais como registro oral da nossa cultura. E, dentre as manifestações culturais brasileiras, a minha preferida sempre foi a festa junina.

Uma mistura de homenagem aos santos mais queridos do Brasil e festa com um quê de paganismo, as festas juninas sempre foram um momento de muita felicidade: comida boa, tempo gostoso, friozinho, e as animadas danças quadrilhas, com pessoas vestidas à caráter.

E aí começou esse odioso movimento para descaracterizar mais uma tradição da nossa cultura nacional. Primeiro, foram as roupas de caubói americano, que substituíram as caipiras. Depois vieram o forró e a música de rodeio, para jogar para escanteio as quadrilhas tão conhecidas. Agora, pelo que me informa minha sobrinha, a moda é o forró-funk, o que quer que seja isso.

Já consigo imaginar, num futuro não muito distante, uma criança chegando esbaforida da escola:

- Mamãe, mamãe! Na festa junina desse ano, a professora resolveu mudar tudo, inovou mesmo!

- Como assim, meu filho?

- Agora a gente vai ter que usar umas roupas assim, todas fingindo que estão remendadas... como é mesmo o nome que ela usou...? Ah, caipiras!

- Caipiras?

- É! Caipiras! E não é só isso! A gente vai dançar uma música esquisita lá... Não é forró, nem axé, nem sertanejo, nem forró-funk! A música é assim: "pula a fogueira, iá-iá, pula a fogueira, iô-iô, cuidado para não se queimar, olha que a fogueira já queimou o meu amor..."

- Quer dizer que vocês vão dançar quadrilha?

- É esse o nome mesmo! Viu como nossa escola é moderna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário