quinta-feira, 18 de junho de 2009

Culinária MacGyver

Quem mora (ou já morou) sozinho sabe do que estou falando: por mais que compremos o mínimo possível para uma pessoa só consumir, a geladeira acaba virando depósito de restos de comida. Queijo é sempre um problema: começa a ficar velho, rançoso, bolorento, tem que comer logo. Verdura e legume também não duram muito. O jeito é recorrer ao seu MacGyver* interno, juntar essas sobras e ver o que dá para fazer.

"Com esses ingredientes, eu faço um detonador e fujo daqui!"

Na minha geladeira e despensa, havia os seguintes itens:

  • Pouco menos da metade de um queijo minas que meus pais trouxeram para cá e deixaram aqui;
  • Uma cebola de umas duas ou três semanas (se não mais!);
  • Um pacote de pozinho sabor quatro queijos, que a diarista, por motivos ignorados, não usou quando fez um miojo;
  • Um pote gigantesco de margarina que está para vencer em agosto e não faço ideia de como vou consumir até lá.

Hoje fui à feira e comprei uma cebolinha para fazer o seguinte: uma pasta de queijo minas com cebolinha para passar no pão na hora do lanche!

Fritei a cebola de um mês na margarina que vai vencer em agosto, piquei a cebolinha e diluí o pacote de pozinho de miojo em 1/4 de xícara de água quente. Depois, bati tudo no processador com o queijo minas quase rançoso. Prontinho! Uma pastinha boa pra carramba, como diria o Claude Troisgos.

*pesquisei o nome no Google para saber escrever, claro!

4 comentários:

  1. Sou uma tristeza na cozinha, nem pra MacGyver eu sirvo (rs) Moro com meu irmão e nenhum dos dois sabe cozinhar direito, então geralmente nos restringimos ao básico, como macarrão e arroz ou, no caso dele, à carne, mas nada muito elaborado. Como somos apenas nós dois aqui, não compramos muita comida, só o suficiente para durar alguns dias, então raramente alguma coisa se estraga.

    A propósito, até que me deu saudades do MacGyver. Eu era apaixonada por ele :D

    Beijos,

    Elaine.

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorava o MacGyver! Ele era um herói que não apelava para a violência, muito legal!

    Essa culinária também é bom para não estragar nada, afinal não desperdiçar e reciclar é de lei
    nesta virada de milênio!

    Parabéns pelo texto, Elaine!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meninas, também tive uma queda pelo MacGyver, mesmo sendo criança na época. E a culinária MacGyver é de extrema importância a quem mora sozinho... A indústria alimentícia ainda não explora totalmente este nicho de mercado que só faz crescer a cada ano.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Culinária engenhosa, essa e bem aproveitada. Boa!

    Beijos

    ResponderExcluir