sexta-feira, 22 de maio de 2009

O leitor

Uma de minhas atrizes preferidas é a Kate Winslet, como já cheguei a comentar aqui num post celebrando o oscar que ela conquistou este ano, pelo filme O leitor. Finalmente tive a oportunidade de vê-lo e comprovar que a premiação não foi desmerecido e ela ganhou o oscar mesmo com todo o louvor.

Não que eu estivesse surpresa com o resultado da premiação da Academia. Como fã, já conheço e admiro o trabalho de Kate há muitos anos para me surpreender com um prêmio que era seu de direito. Mas é que o filme é todo ela. Como a figura mitológica de Atlas, que leva o mundo nas costas, Kate Winslet é toda a sustentação de O leitor. Sem ela, a trama não seria lá essas coisas.

A história é bonita, e prefiro não comentá-la para não gerar spoilers - mas é só isso. O aprofundamento do personagem de Ralph Fiennes é deficiente - e olha que ele era o protagonista. Kate dá variadas nuances à sua Hanna Schmitz: aspereza, doçura, inocência, amargura. Um trabalho sofisticado de construção de personagem que deveria ser estudo de caso nas mais prestigiosas escolas de atuação.

Também vale pontuar algo mais. Uma das coisas que incomodaram muitos espectadores americanos foi o fato de ela aparecer nua em muitas cenas. Só posso interpretar como clássico puritanismo de lá, porque em nenhum momento as cenas são de mau gosto ou desnecessárias. A nudez crua, sem retoques nem silicone (ela até deixou o cabelo do sovaco crescer), é de uma generosidade, de uma entrega que poucas atrizes se permitem. E, felizmente, Kate é uma delas.

3 comentários:

  1. Elaine,
    eu me encantei com este filme!! Primeiro pq curto filmes com temática sobre a 2ª Guerra e segundo pq além de ser fã da Kate, sou mais fã ainda do Ralph. :)

    Antes do filme chegar nos cinemas da minha cidade eu tinha baixado e já assistido, mas não resistir e assistir novamente no cinema.
    E concordo com vc quando diz que o filme se mantém através da interpretação da Kate, mas acho que o personagem do Ralph, o pouco tempo em que ele apareceu, foi maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  2. Saudade dos seus posts *.* Não assiti o filme (eu e meus atrasos com a sétima arte), mas estou interessada no livro. Quem sabe?!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine,
    Me deu vontade de ver o filme.
    Assim como a America Ferrera ela não liga pra ditadura da beleza e mantém suas curvas naturais.
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir