segunda-feira, 15 de março de 2010

Novas aquisições bibliotecárias

Ai, ai. A Siciliano tinha que perder o meu email de vez! Caso contrário, nunca mais conseguirei economizar um caraminguá que seja. Eles sempre me mandam emails com promoções imperdíveis - e eu, que sou facim, facim com esse negócio de livro, não consigo resistir, né?

A última gracinha deles foi o tal do desconto progressivo: na compra de quatro livros ou mais, levava 30% de desconto. 30%! Quem compra livro com certa regularidade sabe o que um desconto de 30% significa: vários livros saindo pelo preço que apenas um deles sairia na marcação normal.

Para o preju não ficar maior, convenci o namorado a rachar comigo essa compra: ele encomendava dois livros para ele, e eu mais dois para mim, pronto. Eis que minhas novas aquisições bibliotecárias chegaram:

As Rainhas do Rádio - símbolos da nascente indústria cultural brasileira
(Maria Luisa Rinaldi Hupfer - Senac Editorial - 232 páginas)

Sempre tive uma queda pela Era de Ouro do rádio brasileiro: como devia ser a vida sem a televisão? Como construir a imagem de um ídolo usando apenas a sua voz (e as suas fotos, que saíam nas revistas e jornais)? É um processo curioso de construção de uma celebridade, e ninguém encarnou melhor isso do que as Rainhas do Rádio.

Confesso que a compra também foi influenciada por eu ter visto, recentemente, Dalva e Herivelto, minissérie que adorei em todos os seus mínimos e ricos detalhes.

Guia politicamente incorreto da História do Brasil
(Leonardo Narloch - Leya - 304 páginas)

O título do livro me chamou a atenção: eu, que adoro História, gostaria muito de saber o que o autor desvenda como "mito" de tudo o que nos foi passado há anos sobre as origens do nosso país e sua história. Algumas amostras de desmistificações que constam na orelha do livro: "Zumbi tinha escravos"; Santos Dumont não inventou o avião"; "João Goulart favorecia empreiteiras"; "A origem da feijoada é europeia" (chocada!); "Aleijadinho é um personagem literário" (???).

Dá pra notar que o rapaz polemiza mesmo temas sensíveis à nossa História.

(Aliás, a capa a la Sargent Pepper's é uma graça!)

Um comentário:

  1. Olá querida amiga Elaine,
    Estou aqui para convidá-la a conhecer meu novo blog especializado em Suspenses Românticos, tanto de banca quanto de livraria.

    Amor, Mistério e Sangue

    Espero que goste e o receba com muito carinho, assim como você sempre fez com o Livros de Bia, que também não ficará esquecido!

    Bjs

    ResponderExcluir