segunda-feira, 19 de abril de 2010

"Tenho pressa, muita pressa..."

Lembra do coelho de Alice no país das maravilhas que carregava um relógio enquanto corria de um lado para o outro, sempre atrasado para algo? Sempre achei que era traço do personagem de Lewis Carroll, mas só agora, ao ter meu primeiro coelho de estimação (coelha, na verdade), vejo que isso é traço de personalidade da espécie: eles têm muita pressa, para tudo.

 Descansando...

É um corre-corre, pinotes para todos os lados e, de repente, puft: a pilha duracell acaba e ela cai de lado para descansar. São descobertas diárias sobre como lidar com a Carlota - e olha que eu não sou propriamente "verde" em ter animal. Já tive um canário e um cachorro. Já convivi com gatos também, por conta de um antigo namorado. Mas nada, nada disso me preparou para o que é um coelho.

E o que é um coelho, afinal de contas? Um coelho não é um cachorro. Não é um gato. Não espere de um coelho a docilidade de um cão, festinhas, pulos no colo: o coelho faz o que ele quer. ELE tem que se aproximar de você, não o inverso. Também não espere que o coelho tenha a independência de um gato. Ele até consegue se virar sozinho em muitas coisas: toma banho, cuida de sua higiene. Mas como são frágeis! E não podem ficar soltos pela casa sem um mínimo de supervisão, sob pena de ter móveis e - pior - fios elétricos roídos.

Mesmo com toda pesquisa que fiz antes de me decidir a comprar a Carlota, o trabalho está sendo muito maior do que eu havia antecipado. Ainda estou aprendendo a lidar com um animal muito arredio, que não gosta de apertões quando justamente minha vontade é de abraçá-la o tempo todo.

Mas vale cada minuto, porque já estou completamente apaixonada por ela.

2 comentários:

  1. A Carlota é muito linda! Sou louca por roedores e também tive uma coelha, branquinha como a neve e chamada Kalinka e um hamster, chamado Broqui.
    beijocas pra você e pra Carlota

    ResponderExcluir