segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ensinando a tricotar

"Tia, você me ensina a fazer tricô?"

De tanto me ver tricotar, minha sobrinha de oito anos quis aprender também. Apesar de pouquíssimo acostumada ao papel de professora, me aventurei a explicar a ela como montar os pontos iniciais, como são os pontos tricô e meia, como arrematar e fechar o trabalho.

Fiquei enternecida de vê-la ali, tricotando com dificuldade, as mãozinhas segurando as agulhas desajeitadamente, demorando para fazer os pontos meio desengonçados, próprios de quem está começando a aprender.

E enfia a agulha no ponto, passa a linha, puxa a agulha: tudo feito com cuidado, o rostinho compenetrado, mordendo a lingüinha, num jeito muito seu.

Por fim, ficou pronto seu primeiro trabalho: um quadradinho bem pequeno de lã verde. Seus olhinhos brilharam e ela correu a casa inteira, mostrando, orgulhosa, o que havia feito. E eu também estourando de orgulho da minha pequena pupila.

Engraçado como coisas tão simples podem nos dar uma sensação de completude tão grande.

2 comentários:

  1. Que fofo! Como eu já disse, o básico do tricô pra mim é muito complicado. Mas tenho esperança de um dia conseguir pegar o jeito! bjs

    ResponderExcluir
  2. Que história linda! Como você escreveu, tão simples e, ao mesmo tempo, tão marcante. Sua sobrinha pode até parar de tricotar, mas, provavelmente, não esquecerá desse dia.

    ResponderExcluir