Vi recentemente duas séries que giram em torno de um relacionamento entre pessoas com grande diferença de idade:
Little Dorrit (2008), de Charles Dickens, e
Jane Eyre (2006), de Charlotte Brontë. Ambas as histórias são belíssimas, mas não será sobre isso que apontarei aqui, mas a escolha de elenco das adaptações que vi, ambas da BBC.

Em
Little Dorrit, a personagem do título, Amy Dorrit, é uma moça de 21 anos que mal parece ter 14. No livro, ela é, inclusive, confundida com uma criança. Já Arthur Clennam é um homem vivido, que morou no exterior por 20 anos e conta, na altura da história, com mais de 40 anos de idade.
Essa diferença de quase 20 anos de idade também é pontuada em
Jane Eyre, no romance entre a preceptora Jane Eyre, de pouco mais de 18 anos, e Edward Rochester, de quase 40 anos.
Mas, embora essencial às duas histórias, a diferença de idade entre os personagens não transpareceu na tela. Matthew Macfadyen, que tem 34 anos, não convenceu como um homem com o dobro da idade de Claire Foy (que, a propósito, tem 24 anos). Arthur diz a Little Dorrit, em uma das últimas cenas da série: "eu tenho o dobro da sua idade". Dá vontade de rir, ou então perguntar ao personagem qual seu tratamento anti-rugas...
Em
Jane Eyre, Ruth Wilson e Toby Stephens fazem um trabalho magnífico nos papéis principais, mas vistos juntos, ninguém acreditaria na diferença de idade.
O que me pergunto é: por que escalar um elenco desse quando há essa percepção? Principalmente nestas séries, em que a diferença de idade é frisada e influi no relacionamento do casal.

Acho que em uma sociedade onde é proibido envelhecer, não há espaço para um romance entre pessoas com idades tão díspares. Não atrai público um romance entre uma mulher de 18 anos e um homem de 40 anos (ou vice-versa).
Obs.: não que eu defenda que se escale atores com exatamente a mesma idade dos personagens, mas eles, ao menos, devem aparentar tal idade. O melhor exemplo que posso oferecer disso é o de outra série,
Razão e Sensibilidade (2008), no romance entre Marianne Dashwood, 18 anos, e Coronel Brandon, 35 anos. Os atores escalados, Charity Wakefield e David Morrisey, aparentavam perfeitamente a idade dos personagens - e olha que a atriz tem 27 anos.